A Altice Wholesale Solutions, unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento e gestão de serviços grossistas internacionais de telecomunicações, e a DE-CIX, operadora líder mundial de Internet Exchange (IX), anunciam uma parceria estratégica para ampliar o alcance da DE-CIX em Lisboa, reforçando a posição da capital portuguesa como um dos mais recentes hubs de telecomunicações europeus. A colaboração foi anunciada na primeira edição da Atlantic Convergence em Lisboa, conferência que reúne os principais players da indústria das infraestruturas digitais de ambos os lados do Atlântico.
Esta parceria permitirá aos clientes da Altice Wholesale Solutions alojados em Linda-a-Velha interconectar se rapidamente com os milhares de redes – locais e globais – já presentes na plataforma DE-CIX e ajudará a expandir o que é, hoje, o maior ecossistema de interconexão neutral do sul da Europa. Para a DE-CIX, este será o seu terceiro local premium em Lisboa, expandindo o seu ecossistema neutro de operadores e centro de dados na região.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a Altice Wholesale Solutions, que vai permitir expandir o alcance da DE-CIX e fortalecer o ecossistema em Portugal, um importante hub de cabos submarinos e de interconexões e porta de entrada para a Península Ibérica e para toda a Europa”, afirmou Theresa Bobis, Diretora Regional do Sul da Europa na DE-CIX. “O design distribuído da plataforma DE-CIX permite que redes locais e internacionais troquem tráfego de dados mais perto dos utilizadores finais, garantindo menor latência e maior resiliência, promovendo níveis crescentes de digitalização através do fácil acesso a conteúdos e aplicações.”
“Estamos muito satisfeitos por ter a plataforma DE-CIX disponível para os nossos clientes no Centro de Interligação e Redes Internacionais em Linda-a-Velha. Com a impressionante presença da DE-CIX a nível mundial e com a conectividade proporcionada pelo nosso Centro de Interligação e Redes Internacionais, certamente iremos impulsionar o número de redes presentes e interconectadas em Lisboa”, afirma Alexander Freese, Chief Operations Officer da Altice Portugal.
Sobre a DE-CIX
A DE-CIX é a operadora líder mundial de Internet Exchanges (IXs). A DE-CIX oferece os seus serviços de interconexão perto de 60 localizações na Europa, África, América do Norte, Médio Oriente e Ásia. Acessível a partir de data centers em mais de 600 cidades em todo o mundo, a DE-CIX interconecta milhares de operadores de rede (operadoras), provedores de serviços de Internet (ISPs), provedores de conteúdo e redes empresariais de mais de 100 países, e oferece serviços de peering, cloud e outros serviços de interconexão.
A DE-CIX em Frankfurt, Alemanha, é uma das maiores Internet Exchanges do mundo, com um volume de dados de quase 40 Exabytes por ano (em 2023) e cerca de 1100 redes conectadas. Perto de 250 colaboradores de mais de 35 nações diferentes formam a base da história de sucesso da DE-CIX na Alemanha e em todo o mundo. Desde o início da Internet comercial, a DE-CIX teve uma influência decisiva – em vários órgãos globais líderes, como a Internet Engineering Task Force (IETF) – na co-definição dos princípios orientadores para a Internet do presente e do futuro. Como operadora de infraestrutura crítica de TI, a DE-CIX tem uma grande responsabilidade pela troca de dados contínua, rápida e segura entre pessoas, empresas e organizações nas suas localizações ao redor do globo.
Sobre a Altice Wholesale Solutions
A Altice Wholesale Solutions, unidade de negócio da MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., integrada na Altice Portugal, é responsável pelo desenvolvimento e gestão de uma gama de serviços dedicados à indústria das telecomunicações, nomeadamente fornecedores de serviços de comunicações e internet, de conteúdos e serviços Cloud e wholesalers. Com o contínuo crescimento da procura de conetividade digital a nível global, as baixas latências, resiliência e a escalabilidade tornaram-se palavras chave para as redes de telecomunicações e Portugal é fundamental para endereçar estas questões. A localização geográfica permite ao País ser um centro de interligação e processamento de dados entre a Europa e o Atlântico e entre o Atlântico e o Mediterrâneo.